AÇÃO 1 - Aprender a contar até 3

Descrição da açãoo professor pergunta aos alunos se sabem cruzar o dedo indicador com o dedo médio. Os alunos experimentam e o professor corrige, se tal for necessário, a posição dos dedos. Depois, mostra-lhes um pão do qual retira o miolo dizendo que vai, com ele, fazer um número indeterminado de bolinhas que coloca em cima de uma mesa. Chama o primeiro voluntário, pede-lhe que feche bem os olhos, coloca mais bolas de miolo de pão na mesa e pega-lhe na mão para, com os dedos cruzados, apalpar a bola. Perante a pergunta "Quantas bolas estão na mesa?", o aluno, sentindo ao toque de cada bola duas, vai somando tantas quantas aquelas que conta. Ao pedido de abrir os olhos, o aluno chega, de forma divertida, à conclusão de que, por cada bola, contava duas.

No fim desta experiência, a turma é dividida em quatro grupos: dois deles vão consultar os livros de Matemática existentes na Biblioteca, procurando neles, jogos divertidos para se poder contar sem enganos; os outros dois consultam sites educativos sobre adição.

Planificação da ação - Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar

UMA EXPERIÊNCIA DE DEDOS...

A antecipar a experiência, criaram-se pontes com a literatura, recordando "uma história de dedos escrita por Luísa Ducla Soares. Nela se aprende o nome e a função de cada um dos dedos da mão. Pois, é com o emprego de dois únicos dedos - o indicador e o pai de todos - que vamos "trocar" as voltas ao cérebro...

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